Compre os livros do Dalcídio Jurandir
Característica marcante em toda a obra dalcidiana, nesse último romance também desliza pelos parágrafos a imagem de uma profunda compaixão humana e a denúncia de uma realidade que nos inquieta e que não esquecemos mais.
Escrito sob a inspiração do realismo socialista, não é apenas um registro histórico-literário do movimento operário na cidade de Rio Grande (RS), mas uma arma de propaganda revolucionária, dando destaque a toda uma série de questões como a opressão das mulheres nas fábricas e na família, os dilemas táticos e organizativos da classe trabalhadora em luta etc.
Chão dos Lobos é o nono livro da série Extremo-Norte, de Dalcídio Jurandir . No romance o leitor descobre o encanto e a luminosidade da terra amazônica, a aspereza dos trabalhos e penas em que se debate a criatura humana em luta com o rio, a pobreza, a magia, a exploração e a crueldade das condições de vida. Um lirismo percorre o livro, que comove pela humanidade dos seus personagens e pela fidelidade com que o autor desenvolve a narrativa.
Chove nos campos de Cachoeira foi o primeiro romance escrito por Dalcídio Jurandir e mais tarde se tornou o primeiro volume da série chamada Extremo-Norte. Nele se inicia a saga de Alfredo, personagem principal, ribeirinho de Cachoeira do Arari (Pará), em busca de estudo e uma vida melhor na cidade grande.
É o sétimo livro do chamado ciclo do Extremo Norte.
Publicado pela primeira vez em 1971 pela Editora Martins/Mec, Ponte do Galo volta a ocupar a estante dos leitores brasileiros em sua segunda edição.
Os Habitantes foi lançado em 1976 pela Editora Artenova e agora é relançado em sua segunda edição. É o oitavo livro do Ciclo do Extremo-Norte, seguindo o Ponte do Galo.
Três Casas e um Rio foi lançado em 1958 (Martins Editora, com capa de Cândido Portinari) e reeditado em 1979 (Editora Cátedra) e 1994 (Editora CEJUP). É o terceiro livro do Ciclo, considerado por muitos o mais belo romance do autor.